Meninas, vim aqui falar de um assunto sério, ok? Eu ia postar direto no Facebook mas acabou ficando muito grande, então trouxe a discussão pra cá.

Resumindo (pra quem não está sabendo) a Lime Crime​ estava com a segurança out-of-date e teve seus dados “hackeados” há meses atrás – a info é que foi em outubro do ano passado, até fevereiro deste ano (!!!) – e só tornou a situação pública há algumas semanas. Nesse meio tempo, MUITAS pessoas do mundo todo tiveram seus dados bancários fraudados, dinheiro roubado, compras falsas em cartões de crédito, etc.

Então fica aqui a dica: se você tem cadastro no site da Lime Crime e/ou já fez algum pedido lá, ALTERE SUAS INFOS IMEDIATAMENTE. Se for o caso, troque seu cartão, ou altere endereço, etc.

Não pensem que é só porque “ah, sou do Brasil” que não vai acontecer nada. Em janeiro deste ano, teve no meu cartão de crédito uma tentativa de compra de uns U$1.500 e o banco FELIZMENTE bloqueou e entrou em contato para a minha confirmação, por não ser usual. Como eu já estava com vários problemas de data de vencimento etc daquele cartão, resolvi trocar e felizmente não fui afetada.

limecrimeliar

Mas vejam bem, entrou uma compra X, falei que não reconhecia, aproveitei e troquei o cartão, mas foi tudo na “ignorância” e na PURA SORTE eu nem troquei de cartão por causa disso, foram por outros motivos. Pois ninguém estava sabendo NA-DA sobre a quebra de segurança no site da empresa. E é isso que não me desce.

Se a segurança do seu site foi comprometida, a PRIMEIRA coisa que você deve fazer é avisar os seus clientes. É o mínimo! Eles foram “segurando” a situação por tanto tempo até estourar uma bomba de realidade tipo ~ah não vai dar pra resolver~ e aí resolveram tornar público?

Essa situação toda está dando o que falar, quem tiver interesse faça uma pesquisa básica. Aqui no blog há posts e mais posts babando na Lime Crime, eu tenho várias coisas deles mas deixo aqui registrado que de hoje em diante eu não comprarei mais nada da marca e não postaremos também no blog, pois não concordo com a forma que a situação toda foi tratada, pela empresa e pela CEO.

Se vocês forem ler os comentários no instagram e facebook da marca, ou procurar depoimentos por aí, teve gente que teve a vida literalmente arruinada por esse incidente, e a empresa nem se responsabiliza.

As histórias chegam a parecer anedotas de crônicas, tipo “meus pais me deram um baton da Lime Crime de Natal, depois de uns dias foram fazer compras e o cartão foi negado, aí ficamos sem a ceia” ou até pessoas que ficaram com o nome “sujo”, perderam linhas de crédito… e com isso não conseguem pagar financiamentos, etc. Entendam, existem milhares de políticas financeiras, que mudam de país pra país. E nem tudo é fácil de resolver com um “telefonema para o banco”.

Vi casos também de pessoas que tiveram a IDENTIDADE roubada, pois todos os dados estavam lá cadastrados. Então, por exemplo, alguém entrar num estabelecimento com todos os seus dados pessoais, nome, telefone, endereço, tudo. Passar a compra no seu cartão, e você não tem como comprovar que não foi você.

Enfim… Não vou ficar aqui falando de “casos” ou das mil consequências que uma coisa dessas pode ter, porque 1- vocês já sabem, 2- vocês podem ver por si, 3- vou até ajudar vocês a começarem:

O tumblr Oh Dear, Doe Deere! é uma ótima fonte de informação: http://ohdeardoedeere.tumblr.com. Especificamente, por esse post aqui.

Esses vídeos ajudam a entender também, resumidamente:

 

Fico muito chateada, pois era uma marca que eu gostava MUITO. E ao começar a pesquisar esse escândalo todo, fui descobrindo váááárias outras situações em que os clientes foram enganados, como alguns produtos que não são 100% vegan como eles alegam, e outros que são simplesmente comprados de fornecedores e colocados na embalagem deles, e vendidos como se fossem criação deles. Além disso, além de não responderem nada nas mídias sociais deles, alguns comentários ainda são apagados, pessoas bloqueadas, etc.

Enfim. :/ O objetivo aqui não é difamar a Lime Crime, eu vou continuar usando todas as coisas deles que eu tenho – até pq foram caraaaas hahaha – e continuo achando que os produtos são maravilhosos. Mas não me sinto bem em dar o meu suporte ou o do Geekiss a uma empresa que trata assim os clientes.

Aliás, mais uma dica: As lojas virtuais, de maneira geral, não precisam (e nem devem) guardar os números do seu cartão de crédito, nem o código de segurança, e MUITO MENOS a senha. Após a primeira compra, só são necessários os 4 últimos dígitos do cartão para que você possa comprar novamente, na maioria dos casos. Outra saída “mais segura” também é usar intermediadores como Paypal, ou nacionalmente o PagSeguro, BCash e afins.

Esse vídeo é muito bom pra quem quiser entender direitinho essas coisas de segurança, etc:

 

E pra quem quiser alternativas à Lime Crime, que tem produtos semelhantes, com cores semelhantes, e valores semelhantes (ou menores), vou deixar alguns links de lojas lindas com cores “diferentonas” como a Lime Crime aqui, porém com o “disclaimer”: não sei se entregam no Brasil, e também nunca pesquisei background delas etc. MAS #ficadica 😉

Beijos! :*

 

[UPDATE]

Recentemente divulgaram também esta carta do serviço de saúde dos EUA dizendo que os famosos VELVETINES são considerados produtos adulterados segundo a legislação do país, por usar um aditivo de cor considerado não-seguro à saúde. Leia na íntegra clicando aqui.

lime-criminal

 

E claro, vale a pena deixar aqui a resposta da Doe Deere nos comentários de uma das publicações dela mesma, durante o ápice do #boycottlimecrime devido ao incidente citado lá em cima no post:

resposta-doe-deere

QUE PHYNA né gente?

 

  1. Amanda Maria says:

    Eu fico muito feliz em ver que alguma blogueira brasileira que acompanho está informando os leitores sobre esse caso.
    Parece-me, pelo que li no instagram e em uns tumblrs (e como você postou), que o buraco é bem mais embaixo e vários consumidores estão querendo/entrando com ação contra a marca para tentar reaver o dinheiro perdido. É triste ver uma marca que tinha coisas tão legais e bonitas caírem assim… E até um dia desses meu sonho era um pacote de velvetines, mas agora, ele nunca se realizará, pois não irei apoiar uma marca onde se diz vegan e não é e trata os consumidores que nem lixo.

    • Ami ϟ says:

      Eu realmente não consegui “deixar quieto” porque muita gente sabe que eu amo a LimeCrime, me sinto meio responsável por incentivar que as pessoas usem e depois não avisar de um babado desses.

      Até essa parte da “Doe Deere ser antipática” ou “ser grossa” com os clientes, eu REALMENTE não me importo, pois não é só pq ela é dona de alguma coisa que tem que ser um amor. O mundo tá cheio de “donos” de marcas que são mais cuzões que ela. huahauhua Mas as coisas ~duvidosas~ que ela fez através da marca, interessam sim! É a LIMECRIME que está na reta quando ela toma decisões como não informar os ingredientes corretos, reembalar pigmentos comprados etc.

      Eu também sempre quis um velvetine 🙁 Agora estou conformada, já. Estou animada com esses do Jeffrey Star. 😛 hahaha!

  2. Tamires says:

    Olá, eu sou de Brasilia e comprei um produto do site em Outubro pelo meu cartão de crédito. Em novembro me aparece um lançamento na fatura de Cinemark em Costa Rica. E por agora chegou uma carta aqui em casa da Lime Crime informando o incidente com os dados roubados, mas em nenhum momento eles se responsabilizam caso tenha sido vitima, apenas pedem pra eu entrar em contato com meu banco para trocar de cartão. E aí, quem vai pagar o que foi comprado por culpa da empresa? To indignada, não pelo valor gasto e sim pela insegurança e falta de comprometimento com os clientes. Eu mesma só comprei pelo site, pois achava mais seguro do que comprar de revendedoras aqui no Brasil.

    • Ami ϟ says:

      Pois é, eles não assumem responsabilidade nenhuma e também não oferecem nenhum suporte/alternativa… Muito triste mesmo ver uma marca com produtos tão lindos tratar os clientes de maneira tão ‘feia’, com esse descaso todo…

  3. Rainha anônima da zueira says:

    Primeiramente, me desculpe por não falar meu nome. É que eu tenho uns problemas pessoais :v

    Eu sempre quis ter o Pink Velvet, mas fiquei tão decepcionada depois de ver mais sobre os podres da marca :\ fiz até um vídeo falando disso (“As polêmicas da Lime Crime | Zoeira e Glitter “, caso lhe interessa) pra informar quem vê meu blog. Eu achei uma conta no insta chamada limecrimedupes, e ela é legalzinha. Ah, eu não recomendo que você compre coisas da LASplash, pois tiveram relatos de inspeção vaginal para ver se as funcionárias não tavam menstruadas. :s

    • Ami ϟ says:

      Hahahaha você sabe que mesmo escondendo seu nome, é só procurar o seu vídeo que vc mesma falou, né? HAHAHAHA 😛 Mas não tem problema “rainha anônima”, não é obrigatório colocar seu nome não 😉 Sobre a LASplash, creeedo não sabia disso. Que horror, daqui a pouco a gente não consegue comprar batom em lugar nenhum. =_=

  4. Caroline Beltrame says:

    Há um tempo eu estava no programa de afiliados da LC porém depois que comecei a ler o Doe Deere Lies fiquei bastante decepcionada.
    Sabe, não tenho nada contra produtos não veganos ou veganos, mas o que eu acho muita filha da putisse é a marca se dizer vegana e não ser. Eu tinha percebido isso há um tempinho antes de comprar um batom e achei meta estranho…e depois que fui pesquisar, muita meninas diziam o mesmo! Sem falar da história dos glitter reembolsados

    Sobre a qualidade, também me decepcionei muito. Comprei um batom (Glamou 101) e fiquei pasma com a extrema cremosidade (tipo quase derretendo mesmo) e como deixava os lábios mega manchados. Sou louca pelos Velvets, mas não é tão cedo que comprai algum; pelo menos não enquanto a “Xenia Vorotova” se pronunciar sobre a farsa “vegana” e sobre a origem dos produtos..

    Beijos!

    • Ami ϟ says:

      Eu comprei há muuuitos anos um Airbourne Unicorn e amei a textura, cobertura, etc. Aí depois comprei outro igual, e veio completamente como vc falou: mole e deixava td manchado. Não tem padrão nenhum… 🙁 E realmente o “feio” é alegar uma coisa, e não ser. Então não fala que é, ué! Y_Y mto triste, ainda sonho com os Velvetines.. hahahaha Beijoo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>