Olá gente!

Aproveitando a vibe internacional da Ami-alemã vim aqui esclarecer algumas dúvidas em relação ao meu intercâmbio.

Sempre tem gente que ainda me faz perguntas sobre então reuni umas perguntas e vou deixar as respostas aqui, se ainda restarem dúvidas só comentar e eu posso fazer uma parte 2!

 

berkeley

 

Como você foi estudar nos EUA?

 Honestamente a idéia não foi minha. Foi dos meus pais. Eles achavam (com razão) que seria muito bom pra mim se eu fosse fazer uma pós-graduação fora. Eu tinha medo. MEDO? Sim, medo. Nunca tinha viajado sozinha e, até então, nunca tinha tido vontade de morar fora do Brasil. Eu penso nisso hoje e dou risada. Como eu era ingênua em relação a essa assunto.

Viajei como um teste em Janeiro/2013. Fui fazer um curso de inglês (essas escola de idioma que tem em vários países) para ver como eu me adaptava fora do país. Fiquei em San Francisco durante o mês, sozinha. Vi como era os esquemas de aeroporto, moradia, visto e etc. Foi uma experiência ótima. Conheci gente legal, conhecia a faculdade que depois acabei indo fazer a pós.

Quando voltei em Fevereiro/2013 eu já estava mais do que convencida de que seria ótimo cursar pós nos EUA.

Fui até a Alumni (sim, a escola de inglês aqui de São Paulo), lá tem um programa de Advising que é linkado com o governo americano. Eles tem acesso aos programas de todas as universidades do país e, baseado nas suas informações acadêmicas, eles te indicaml quais universidades e cursos serão mais indicados para você.

Foi através deles que eu fiz minha inscrição para o curso de Business and Entrepreneurship de UC Berkeley.

8566_589137297815099_1675477668_n

O que você teve que apresentar para fazer a inscrição (documentação)?

Histórico escolar da universidade, diploma da faculdade (ambos cópias com tradução juramentada), preencher a ficha no site da universidade (imprimir e mandar no envelope junto), pagamento da taxa de inscrição, nota do TOEFL (a nota é enviada diretamente para a universidade, coloquei aqui só porque é um requisito) e uma redação.

A redação em inglês era simples: contar como o curso iria te ajudar na vida, na carreira e o que a experiência de morar nos EUA poderia agregar na sua vida.

Depois de escrita, eu pedi para um ex-professor de inglês me dar uma olhada para ver se estava bom.

Qual era o seu nível de inglês antes de viajar?

Eu já era fluente em inglês antes de viajar.

Para fazer pós nos EUA as universidades exigem que você tenha umas certa pontuação no TOEFL (um dos exames de proficiência em língua inglesa). A pontuação varia de universidade para universidade.

O TOEFL deve ser feito com antecedência. Aliás, toda a preparação deve começar pelo menos 6 meses antes da possível data da viagem. Às vezes, até antes.

 Pro inverno, dá para se virar com roupas que usamos no inverno de SP, por exemplo?

Depende para qual cidade você vai. Em San Francisco não.

Lá, apesar de ter uma temperatura que fica em torno de 10ºC-24º o ano todo (no inverno cheguei a pegar 0ºC à noite), quando esfria a noite: ESFRIA. Lá tem um vento muito gelado, então deve-se investir em uns casacos.

IMG_9382

Onde você ficou? (Acomodação)

A faculdade apenas me passou uma relação de possíveis residências. O alojamento da universidade é apenas para os alunos da graduação.

Nos primeiros dias eu fiquei em um hostel. Tinha um quarto pequeno pra mim, e o banheiro era no corredor. Tudo limpo e tranquilo. Mas dividir banheiro com uma pá de gente é tenso. Tá sempre ocupado quando você quer tomar banho.

Depois me mudei para uma casa, estilo república só que bem melhor. haha! Foi indicação de um dos brasileiros que eu conheci lá. Fiquei nessa casa até o final da minha estadia.

Era uma casa em um condomínio onde só havia estudantes de UC Berkeley praticamente. Tinha uma administração, pra quem eu pagava o aluguel, e a casa tinha lava-louça, maquina de lavar, secadora e até uma área em cima para tomar um sol (e vento gelado).

Éramos 5 na casa. Eu tinha quarto só pra mim e dividia o banheiro com outra menina. Bem tranquilo.

 Tem comida brasileira?

Tem! Nos EUA há vários mercadinhos mexicanos, e neles costuma-se achar vários produtos brasileiros como: farofa, suco Maguary, pão de queijo congelado, leite condensado e creme de leite.

Além disso, também há restaurantes brasileiros. Apesar da comida não ser idêntica à do Brasil, é gostosa e dá pra matar a saudades da feijoada! ^^

 

Como faz para suportar a saudade de todo mundo?

Uma palavra pra você que só pensa nisso em vez de pensar em o quanto a experiência vai agregar na sua vida: DESAPEGUE.

Pra mim foi muito fácil.

Eu já tinha morado fora de casa no Brasil. Fiz Unicamp e mudei pra Campinas com 19 anos. Voltava pra casa semanalmente no começo do meu primeiro ano, depois quinzenalmente, depois mensalmente, uma vez passei dois meses sem voltar pra São Paulo. Foi minha transição. Nunca morri de saudades de casa.

Nos EUA eu me adaptei rápido. Tinha aulas, tarefa, festinha com o pessoal da sala (que eram todos internacionais) e a casa e minhas coisas para cuidar. E também comecei a namorar lá! <3

Honestamente, não acho uma boa ficar em constante contato com o Brasil. Atrapalha. Aproveite o lugar onde você está mais. Antes de abrir o UOL notícias, abra a CNN e o jornal local. Se envolva onde você está. Na sua nova casa.

grad august

Experimente comidas novas, faça pequenas viagens, saia pra explorar a cidade e faça amizade com pessoas de outros países é absurdo o tanto que eu aprendi com meus amigos não-brasileiros. Abre horizontes isso. Prometo. Você percebe coisas que jamais parou para pensar.

NUNCA. Repito, NUNCA fique com brasileiros. Além de você ficar só falando português, não vai aprender nada culturalmente diferente, não vai tirar tanto proveito do intercâmbio. Faça o possível para conhecer pessoas de outros países. Não é difícil, está todo mundo na mesma situação que você.

IMG_9383

 

Ficou faltando alguma coisa que você gostaria de saber?

Comente ou me mande uma pergunta no Twitter: @vickycerqueira

Bjs!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>